Terra, Universo de vida

Tuesday, March 13, 2007

"O presente é a chave do passado"

Paleontologia é o estudo dos fósseis, ou seja, restos de seres vivos ou vestígios de vida de organismos que existiram durante a história da vida na Terra, e que se encontram preservados no registro geológico, ou seja rochas, sedimentos, gelo ou âmbar.
"O presente é a chave do passado" de Charles Lyell é a base que nos leva a pensar que a partir dos seres vivos actuais pode-se extrapolar algo sobre os fósseis, como o modo de vida, alimentação, locomoção e reprodução, entre outros. A partir dos fósseis pode-se fazer a datação relativa das rochas sedimentos e correlações entre rochas de locais distantes.

A sedimentação é muito importante para todo este processo:

Sedimentação é um processo de separação em que a mistura de dois líquidos ou de um sólido suspenso num líquido é deixada em repouso. A fase mais densa, por acção da gravidade deposita-se no fundo do recipiente, ou seja, sedimenta. Sedimentologia é a disciplina que estuda as partículas de sedimentos derivados da erosão de rochas ou de materiais biológicos que podem ser transportados por um fluido, levando em conta os processo hidroclimatológicos, com ênfase à relação água-sedimento, ou outros aspéctos geológicos.

Todos estes arquivos históricos e rochas sedimentares proveem devido á evolução. Este conceito foi proposto em diversos momentos da história da humanidade, foi Charles Robert Darwin e Alfred Russel Wallace em 1858 que fundamentaram suas bases em um processo conhecido como Seleção Natural. Actualmente os diferentes campos das Ciências Biológicas estudam os seres vivos mantendo em comum o enfoque evolucionista. Isto só foi possível porque durante as primeiras décadas do século XX uma síntese foi alcançada e a Evolução tornou-se o ponto comum entre os diferentes campos do saber biológico. Actualmente o pensamento evolucionista influência a psicologia, a economia, as ciências sociais, entre outras áreas.

Charles Darwin

"Somos arquivos ambulantes de uma sabedoria ancestral. Os nossos corpos e mentes são como monumentos vivos dos raros sucessos de nossos antepassados. Darwin ensinou-nos isso."

- Helena Cronin (A Formiga e o Pavão - 1996) -


http://pt.wikipedia.org/wiki/Sedimenta%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleontologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Evolu%C3%A7%C3%A3o

1 Comments:

  • At 11:48 AM, Blogger LucieCunha said…

    o teu blog está muito interessante, falaste de vários assuntos abordados na aula. continua com o bom trabalho

     

Post a Comment

<< Home