Terra, Universo de vida

Saturday, December 16, 2006

Crânio de mamute é descoberto no Reino Unido

Um crânio de um mamute da Idade de Gelo foi descoberto no dia 11 de janeiro no sul da Inglaterra. A informação só foi divulgada hoje.
O crânio, de aproximadamente 50 mil anos de idade, foi achado por Neville Hollingworth, paleontólogo do Conselho de Investigação do Ambiente Natural em Swindon. O material estava em um buraco no Cotswold Water Park.
"O crânio está extraordinariamente bem conservado e quase parece osso moderno", disse Hollingworth, que o qualificou como a sua melhor descoberta em 20 anos de coleccionador de fósseis. O paleontólogo escavava com seu colega Mark Ou'Dell quando fizeram a surpreendente descoberta.
"Vi um pequeno pedaço de osso que saia a um custado desta parede de lodo com grava. Comecei a escavar e o osso ficou cada vez maior", disse Hollingworth. O crânio demorou sete horas para ser desenterrado.
Adrian Lister, especialista em mamutes da University College de Londres, realizou uma análise preliminar do crânio, o qual pesa entre 80 e 100 quilos. Hollingworth planeia procurar os caninos do animal, que faltam no crânio.
A única espécie similar da Idade de Gelo descoberta na Grã-Bretanha está exposta no Museu de Ciências Naturais de Londres.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1296316-EI1426,00.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home