Portugal entre os mais afectados pelas alterações climáticas.
Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus mais afectados pelo aquecimento global, segundo um relatório britânico divulgado, que aponta consequências como a falta de água, as ondas de calor e os fogos florestais. O relatório Stern, encomendado pelo governo britânico ao ex-responsável do Banco Mundial Nicholas Stern, evidencia as grandes variações climáticas na Europa salientando que as regiões vão ser afectadas de maneira diferente.
- Mas os verões mais quentes vão aumentar a necessidade de ar condicionado.
- O derretimento das neves alpinas e padrões de precipitação mais extremos podem aumentar a frequências das cheias nas principais bacias hidrográficas como as do Danúbio, Reno e Ródano.
- O Norte da Europa poderá registar um aumento na produtividade agrícola e menos necessidade de gastar energia no Inverno.
- Os custos dos fenómenos extremos como tempestades, cheias, secas e ondas de calor vão aumentar rapidamente com temperaturas mais altas, neutralizando alguns dos benefícios iniciais associados às alterações climáticas.
- As ondas de calor, como a que aconteceu na Europa em 2003, provocando a morte de 35 mil pessoas e prejuízos de 11,7 mil milhões de euros na agricultura, serão comuns em meados do século.Vastas regiões do mundo serão devastadas por consequências sociais e económicas das temperaturas elevadas.«Como a história demonstra, isto conduzirá a um movimento populacional e em grande escala desencadeando conflitos regionais», salienta o estudo.
http://www.radiofronteira.com/noticia.asp?idEdicao=51&id=2389&idSeccao=479&Action=noticia
0 Comments:
Post a Comment
<< Home