Terra, Universo de vida

Monday, June 04, 2007

Cadeia Montanhosa dos Himalaias


Os Himalaias (em Sanscrito, `hima alaias´, significa `morada das neves´), é um sistema montanhoso do Continente Asiático, formado por una série de cordilheiras, a chamada Grande Cordilheira dos Himalaias, sensivelmente, paralelas e convergentes, constituindo a região montanhosa mais alta do Planeta Terra. Apresenta centenas de picos, mas mais de trinta atingem ou ultrapassam os 7.620 m de altitude, de entre os quais se destaca o Monte Evereste (8.850 m), a montanha mais elevada do mundo. Este enorme complexo forma um arco de 2.410 km, em extensão, desde o rio Indo, ao norte de Paquistão. O sistema ocupa uma área de 594.400 km2.



Há quatro tipos de limites de placa: ·

Limites divergentes - onde a nova crusta é gerada, enquanto as placas são "empurradas" afastando-se.






Limites convergentes - onde a crusta é destruída, enquanto uma placa "mergulha" sob outra.




Limites transformantes - onde a crusta nem está a ser produzida nem a ser destruída, enquanto as placas deslizam horizontalmente uma em relação à outra.






Zonas dos limites entre placas - as largas bandas em que os limites entre placas não estão bem definidos, e os efeitos da interacção das placas não são claros.
Os cientistas têm, agora, uma compreensão razoavelmente boa de como as placas se movem, e de como tais movimentos se relacionam com a actividade sísmica. Grande parte do movimento ocorre ao longo das zonas estreitas entre placas, onde os resultados das forças tectónicas são mais que evidentes.






http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_8.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home